segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O meu, o seu, o nosso amigo do peito: o Sutiã


Olá, meninas!

Depois de um fim de semana corrido, estou de volta para falar dele: O SUTIÃ.




Ele pode ser básico, sensual, pode servir para aumentar, sustentar, proteger ou seduzir. Não importa, o sutiã é sempre símbolo de feminilidade e ainda dá aquela ajudinha na auto-estima feminina. Assim como existe uma variedade enorme de modelos, cada corpo tem um formato diferente e pede um sutiã específico. Na hora da compra, levar em conta apenas a beleza da peça não é suficiente.


Que para cada tipo de seio há um sutiã ideal isso toda mulher já sabe, certo? Mas algumas mulheres ainda tem dúvidas sobre qual modelo deve ser comprado, a cor ideal e por aí vai. Existem diversos modelos de sutiãs que agradam não só de acordo com o modelo, mas também por trazer conforto e sustentar bem os seios. Em meio a tanta variedade, também é preciso dar preferência à peça certa para combinar com este ou aquele tipo de roupa.


Eu, por exemplo uso 46 (sem bojo) e 48 (com bojo) e sempre com alças mais grossinhas.

Escolher um bom modelo de sutiã vai além da beleza e da sensualidade da peça. Ele é muito importante também para a saúde da mulher e ao usar um modelo incorreto ela pode ter diversos incômodos. A principal função do sutiã é oferecer suporte aos seios e diminuir o sobrepeso em relação à coluna da mulher. Porém, muitas vezes, influenciadas pela beleza da peça, algumas mulheres esquecem-se de verificar a qualidade do sutiã e também o tipo ideal para o seu corpo.

O fisioterapeuta da Central da Fisioterapia (SP), Rodrigo Peres, explica que cada mulher tem que usar um sutiã de acordo com o tamanho dos seus seios e também das suas costas. “Por exemplo, quando usam sutiãs menores, com o intuito de realçar os seios esteticamente, as mulheres correm o risco de causar compressão das glândulas mamárias o que no futuro pode acarretar problemas na amamentação”, conta. Dores nas mamas também costumam estar relacionadas aos modelos incorretos. Mude e observe.



Já no caso de quem opta por modelos maiores do que os necessários para o seu corpo, o especialista explica que a escolha pode diminuir a sustentação e favorecer a inclinação da coluna para frente, causando dores nas costas. “Em muitos casos as mulheres já apresentam algum tipo de alteração na coluna e, se o sutiã for inadequado, poderá aumentar um desvio já existente”, explica o especialista.
A palavra mais importante é conforto, pois o modelo ideal de sutiã deve acomodar os seios completamente e de forma suave, sem criar saliências do lado ou na parte inferior dos seios. Peças com leves modelagens são indicadas. As alças também são importantes. Prefira modelos com alças mais largas e aumente a sustentação. Isto também evita que a alça marque demais os ombros (como se cortasse a pele). Nas costas, elas devem estar ajustadas para evitar o desconforto.
Observe também o tipo de tecido da peça. Algumas mulheres podem apresentar alergias oriundas dos tipos sintéticos. “As dermatites de contato podem ser mais frequentemente relacionadas ao uso de vestimentas sintéticas e isso também vale para os sutiãs”, explica o mastologista do Hospital Santa Paula (SP), André Perina. A dica é que sempre optem por modelos de algodão. Em períodos mais específicos, como a menstruação ou a amamentação, a escolha do sutiã deve ser diferente das demais ocasiões. Nestas épocas, os seios ficam sensíveis e podem alternar de tamanhos. Os modelos maiores geralmente resolvem os incômodos.
A relação do sutiã e do câncer de mama é uma preocupação de alguns cientistas que já pesquisaram o tema, mas também de algumas mulheres, porém o mastologista explica que não é necessário temer o uso do acessório. “Os sutiãs, com bojo ou sem, não provocam o câncer. O mecanismo pelo qual a célula normal se altera para o câncer não é influenciado pelo tipo de vestimenta”, enfatiza o médico Perina.

Bom, agora vamos a eles. E para acabar de vez com as dúvidas, confira dicas úteis para saber quais os modelos que não podem faltar no seu kit lingerie e conheça os tipos de sutiã que toda mulher deve ter na gaveta para combinar com a produção da forma correta.


DE OLHO NELES!







Sutiã básico

sutiã básico é a peça coringa que toda mulher deve ter na sua gaveta de lingerie para usar no dia-a-dia com qualquer tipo de roupa, pois não é nada elegante aparecer com um sutiã de outra cor marcando por debaixo de uma blusa mais clara, principalmente em produções mais sérias.
As mulheres devem ter no mínimo um sutiã branco, um preto e outro nude (cor da pele). Mas caso achar que não seja necessário ter três peças básicas, pelo menos tenha uma ou duas cores.








Sutiã tomara-que-caia




Sabe quando você compra aquela blusa maravilhosa que deixa as costas à mostra e quando você decide provar, as alças do sutiã ficam bem evidentes, detonando toda a produção? Se você sabe, é porque isso só acontece com as mulheres que ainda não incluiram o sutiã tomara-que-caia no seu kit lingerie.
Prático, bonito e sem alças, o tomara-que-caia tem um decote sofisticado que valoriza o busto feminino e destaca os ombros. Esse modelo é ideal para usar com blusas mais cavadas, com decote nadador e até mesmo top sem alça.
Para usar a peça no dia-a-dia, é recomendado que tenha um modelo mais básico e com cores neutras como o nude, branco ou até mesmo o preto. Isso varia de acordo com as cores das suas roupas ou até mesmo do seu gosto pessoal.





Sutiã adesivo

sutiã adesivo não tem alças e muito menos fecho nas costas, somente a parte frontal para acomodar os seios. Esse tipo de sutiã é feito com material de silicone. É totalmente descartável e funciona como se fosse uma prótese, só que colada nos seios. Tudo isso para que a mulher se sinta mais confortável ao usar vestidos ou blusas com decotes mais profundos nas costas.


A cor do sutiã adesivo deve ser de acordo com a sua tonalidade de pele, para que a lingerie dê um efeito invisível e ninguém repare que você está usando um sutiã naquele look mais ousado.





Sutiã sexy

Nas lojas de peças íntimas (e em breve aqui comigo) sempre há modelos variados de sutiãs mais coloridos, com estampas e detalhes que fica até difícil de escolher. E como toda mulher gosta de fugir um pouco do básico, nada melhor que apostar em peças para ficar mais sexy e elegante.


Sutiã nadador


sutiã nadador é uma ótima opção para ser usado com peças com decotes do mesmo modelo, pois deixa os seios bem sustentados sem que as alças fiquem à mostra. Esse tipo de decote é indicado para mulheres que possuem muito busto.



Sutiã 4 em 1

São muitos modelos de sutiãs que você até já ficou confusa? Não se preocupe, pois com o sutiã 4 em 1, é possível ter os modelos tomara-que-caia, nadador, frente única e com alças frontais em uma só peça. Basta você remover da lingerie e escolher o modelo de acordo com o decote da blusa, muito prático e econômico.


Regata segunda pele

regata segunda pele é como se fosse uma sutiã no modelo de regata com alças finas. Ela não tem bojo e nem costura e é ótima para usar bom blusas que marcam bastante o corpo ou batinhas muito transparentes. Vamos combinar que ficar andando por aí sem sutiã e a roupa marcando tudo é muito deselegante, não é mesmo? O modelo do sutiã-regata também é uma ótima opção para quando aquela sua lingerie com bojo estiver incomodando, pois a peça dá mais liberdade sem que os seios fiquem marcados sobre a roupa.

UFA!  São muitos modelos, não é mesmo? O importante é que sejam confortáveis, vistam bem, tenham uma boa sustentação e que sejam lindos! (risos)
É bom lembrar que para quem tem muito busto (acima de 46) ou seja mais cheinha, tipo eu, os sutiãs de alça mais larga e com a lateral também mais larguinha são os ideais e mais confortáveis.
Bom meninas, espero que tenham gostado. Queria dedicar esse post a minha amiga e leitora assídua, Laís Almeida, a mais nova turbinada do pedaço! ARRASA LAÍS!!

Beijos, meninas!!!!

4 comentários:

  1. Amiga, este post eu adorei. Tem para todos os peitos!!! Gostei tanto especialmente porque o meu é 44, mas como sou baixinha é como se fosse 48. Na luta contra a lei da gravidade, meus sutiãs devem ser reforçados, e achar peças desse modelo que sejam bonitas é um pouco difícil, mas vi uns bem bonitos nesse post. Fico esperando o próximo. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou Arlete!! sei bem como e dificil achar o numero e modelo certo,em breve vc acha aqui comigo ;)

      Excluir
  2. Oi Rafa, amei este post..muito completo e com várias dicas que com certeza farão diferença nas minhas próximas compras.
    Agora com o silicone estou em busca de lingeries mais confortáveis ainda e conto com sua ajuda!! Obrigada pela dedicatória. .. rsrs bjooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafinha, este post. foi assim!!! Sensacional as mulheres precisam descobrir a forma exata de usar cada peça em seu corpo, e essa de verdade é uma das principais peça que deixa um mulher perfeita de cara... Portanto meninas aproveita essa matéria pq esta maravilhosa.... Bjs Rafa e Parabéns!!!

    ResponderExcluir